quinta-feira, 13 de junho de 2013

Argh... Matemática: que chatice!

Concordo. Matemática em diversos momentos é muito chata mesmo. Também já compartilhei deste ideia, e entendo bem o que acontece dentro da gente quando pensamos nisto. Entretanto, ela é chata porque é chata ou é chata porque a tornamos chata?

Ninguém nasce sabendo tudo. Na verdade nascemos sabendo praticamente nada, apenas o básico como chorar, babar e outras coisas assim. 

É no decorrer do tempo que aprendemos através da convivência com outras pessoas; depois cabe à escola, auxiliada por nossas famílias, ensinar-nos vários conteúdos importantes e necessários para nossa boa convivência social. O papel da escolarização é competência da escola, inexiste outro caminho. Esta prática tem sido mantida pelas mais avançadas culturas há bastante tempo, deste modo, tentar substituir o papel da escola, a função das aulas, reduzir a importância dos professores parece ser algo estúpido.

Costumo ensinar que a Matemática exige primeiramente treino. É impossível tornar-se em uma atleta de sucesso ou uma atriz consagrada se não houver treino. Você sempre terá a Matemática como algo chato se deixar de estudar, deixar de prestar atenção naquilo que é explorado em sala de aula. 


Além de treino é preciso raciocínio. Em  tudo em nossa vida temos de pensar, questionar, considerar, meditar, raciocinar. Na aprendizagem matemática o caminho é igual. Os conceitos não saltaram do livro para nossa mente, por melhor que seja, temos de pensar. Lembre-se que você não é única pessoa do mundo que pensa assim (Matemática é chata) entretanto todas que permaneceram com esta prática sofreram, deste modo, inverta as coisas e mude o jogo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com liberdade e respeito.

Comente