Figura A. |
1) Coloque as frações da Figura A na ordem correta das representações.
2) Calcule os números decimais equivalentes de cada fração apresentada na Figura A.
Figura B. |
3) Circule a fração representada em cada figura (avalie a Figura B).
4) Calcule o número decimal equivalente de cada fração apresentada na Figura B.
Figura C. |
5) Baseando-se nas frações da Figura C, monte e calcule a soma e a subtração das três frações aos pares, ou seja, a primeira mais a segunda, a primeira mais a terceira e a segunda mais a terceira.
6) Resolva a soma proposta na Figura D.
Figura D. |
Gostei dos exercícios!MAIS O PROBLEMA É QUE EU NÃO ENTENDI OS SEGUINTES EXERCÍCIOS(2.4 e 5)o senhor poderia dar uma explicaçaõ um pouquinho mais clara por favor?
ResponderExcluirLukinha:
ResponderExcluirExercícios 2 e 4:
Para cada Fração existe um Número Decimal equivalente, ou seja, toda fração representa (é igual a) um número decimal. Para calcular o NÚMERO DECIMAL equivalente de uma FRAÇÃO é só DIVIDIR o número DE CIMA da FRAÇÃO (conhecido como NUMERADOR) pelo NÚMERO DE BAIXO (conhecido como DENOMINADOR).
Vamos calcular o quê escrevi para a fração "4/8", isto é, divida "4" (NUMERADOR) por "8" (DENOMINADOR), qual foi o resultado? "4:8 = 0,5"; então o número decimal equivalente de "4/8" (quatro oitavos) é "0,5".
Exercício 5:
Você tem de somar e depois subtrair as frações da figura C par a par, ou seja, "4/8 + 2/4", "2/4 + 1/2", "4/8 + 1/2" e "4/8 - 2/4", "2/4 + 1/2", "4/8 - 1/2".
Divulgue nosso blog no seu Face, ok?! Abraços!!!